"> Hospitais da PB perdem selo e deixam de receber recursos federais – Monteiro FM

Hospitais da PB perdem selo e deixam de receber recursos federais

A radio que você sempre quis

Hospitais da Paraíba foram desabilitados da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovida por parceria entre Fundo das Nações Unidas (Unicef), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. A decisão foi publicada nessa quarta-feira (15), no Diário Oficial da União.

Perderam o selo IHAC o Hospital Distrital Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes, em Sousa; o Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Carmo, em Lastro; a Unidade Mista de Saúde João Moisés de Sousa, em Nova Olinda; e a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Guarabira.

Segundo o Governo Federal, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança existe em 131 países e estimula práticas de atendimento humanizado às mães e bebês, além do incentivo ao parto normal. Trata-se de um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais, que devem respeitar critérios, como os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno; cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para lactantes e crianças de primeira infância, bicos, chupetas e mamadeiras; além do cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai na unidade de saúde e a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas.

FONTE: PORTAL CORREIO FOTO: REPRODUÇÃO